Faz algum tempo que tinha sugerido a alguns empresários o uso de "web aplicativos*" no trabalho. Muito antes dos outros, pensei e sugeri este uso, mas ninguém comentou sobre isto no Brasil, vou ser o primeiro a escrever sobre esta ideia. *web aplicativos (nesta matéria): Skype, Twitter, Facebook, You-tube, orkut e outros semelhantes.
A ideia e colocar eles para trabalharem na empresa: por exemplo trazer o skype, para o local de trabalho, usar esta tecnologia que foi criada para divertimento, e converte-la para uso comercial, diminuindo custos (zero em muitos casos) e facilitando os contatos para futuros negócios. Uma realidade e o Myspace, nos dias de hoje virou uma grande vitrine no universo artístico, todos tem seu espaço, democraticamente e muitos apostam nele, como sendo seu virtual empresario. Imagine agora o Twitter,ele pode ser usado para tantas outras serventias: ser usado como uma lista de envios ou recebimentos (correio, encomendas... ate pizza) exemplo: o cliente fica conhecendo o endereço da pizzaria no "twitter", segue o mesmo.. ate que aparece: Pedido 12345: Pizza pronta 18:06. algum tempo depois, Pedido 12345: delivery; neste caso pode ate ser uma mensagem SMS.
Empregados em escritórios, locadoras, copiadoras... podem usar estas ferramentas de uso amigável, pois ja a usam em casa. O conhecimento prévio vai facilitar o trabalho e melhor organiza-lo; exemplos: (copiadora) copias xerox -12345 completa, a espera do cliente; (locadora) filme - Sete anos no Tibet - devolvido; reservado para o Manoel Paiva; (escritorio) documento - 12345, selado e enviado. Ao incorporar estas ferramentas ao dia a dia, elas também pode ajudar, os empregados ausente s ou nos intervalos, a saber o que foi feito ou encaminhado no periodo de ausencia. No Twitter (popular serviço de mini blog), por exemplo surge sempre na abertura a frase " O que voce esta fazendo" para que qualquer um a leia. Poderia ser convertida para quem usa no trabalho para " Em que voce esta trabalhando".
Enfim muitas ideias poderão surgir ao pensar nestas ferramentas de trabalho, as sugestões e ideias acima, podem ser um começo, basta colocar a criatividade e a necessidade da empresa para funcionar, quase sempre estes, vamos chama-los de "aplicativos" são gratuitos, muito conhecidos e seguros.
Numa visão mais ampla, negócios individuais, vendedores e empregados nos mais diversos setores, podem criar e controlar estes "aplicativos", e usa-los para o bem da empresa. A skype após observar que muitos dos seus clientes, eram empresas de pequeno porte. Para seduzi-los criou uma versão para negócios, com uma melhor segurança e um painel de controle para a gerência central dos créditos e dos números "discados". A Google lançou uma espécie de You-tube, para compartilhar serviços e negócios, em um ambiente seguro, ate mesmo para compartilhar: cameras de segurança ou colocar um video para um técnico do outro lado do mundo de como fazer um conserto ou ate como instalar um determinado equipamento.
A estratégia de uma empresa (pequena, media ou grande) e estudar qual destas tecnologias disponíveis aos consumidores podem aproximar mais clientes e empregados... vai de uma simples mensagem de SMS (gratuita nos portais das companhias telefónicas) assim: Ricardo suas roupas foram lavadas, passadas e secas, pode busca-las a qualquer momento.
No meu ponto de vista abraçar estas tecnologias, podem ser altamente útil no trabalho e encorajador, para se obter melhores resultados nos negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário