
(Esta foto pertence a uma reportagem de Ronald Péret, The Lava World (publicada em 1989). (veja mais)
>> abaixo trechos das reportagens: "O Mundo da Lava" (1989 e reeditada em 1996) e "Ilhas em Obras" Reportagem 3G (2007).
>> Esta foto foi obtida em uma das mais recentes, ilhas do mundo. A Ilha do Havaí situada no Oceano Pacifico, situada no arquipélago do Havaí (Hawaii), esta ilha possui os títulos de a "maior" e a mais"alta" ilha do mundo. Por ser a residência de dois dos mais ativos vulcões do mundo, o Mauna Loa (4169 metros) e o Kilauea (1242 metros) , a ilha esta permanentemente em construção, devido as atividades vulcânicas do Kilauea .
.
>> Exatamente no penúltimo dia dos 23 dias, que durou minha estadia nas ilhas havaianas; me encontrava em Hilo - Capital do Havaí, quando me veio a idéia de dar uma voltinha, em direção a base sudeste do Kilauea. Era julho de 1989 e o Kilauea, apesar de estar sempre ativo, abaixo da terra, expandindo em direção sul, criando e destruindo, destruindo e criando; resolve acordar, na superfície...

>> trechos das reportagens direcionados a públicos específicos: aventureiros, fotógrafos.
>> Para aventureiros: A velocidade deste fluxo de lava não supera, a de um ciclista, mais antes que a lava o encontre, seu calor de centenas de graus o incendeia; os galhos e arvores a alguns metros antes da lava o alcançar, se auto inflama. O calor e a atmosfera reinante e bela, assustadora e cativante. Este vulcão que transforma passivamente a ilha, já que outros vulcões pelo mundo...jogam bombas vulcânicas, cinzas e lavas a muitos quilômetros de sua boca. O kilauea por assim dizer, passivamente vomita, suas entranhas, ao invés de grandes cuspidelas. Os termos usados, são para os leigos (não geólogos) melhor visualizarem o que de fato acontece.
Fiquei horas caminhando nas bordas deste mar de lava, claro onde podia sentir sua solidez,uma prova de sua situação “resfriada”, loucura... Não; vontade de obter a melhor imagem. Na verdade todo este movimento o fluxo de lava, acontece a menos de um metro abaixo da sola de minhas botas, mais quando um pequeno sinal de estalos e camadas se soltando, o melhor mesmo é correr, para um lugar mais morno. Esta aventura e algo inesquecível. Posso dizer que a lava tocando o mar, hipnotiza; passei horas no mesmo lugar e nenhum dos dois venceu (lava e mar). As minhas fotos jamais iram brotar em quem vê-las o real sentimento de quem: vê, sente e respira... este que podemos chamar o pulsar do planeta.
>> Para fotógrafos: Imagine que interessante apontar a câmera numa direção, aguardando que a paisagem se modifique, não a luz sobre ela incidente, mais a luz que brota de sua própria composição. No Havaí (Hawaii)... Caso a sorte for sua companheira, sem sair do mesmo lugar (spot) a paisagem mudara. A Terra em sua forma mais primitiva vai adrentanto o oceano sem trégua, e este luta incessantemente para tomar o que lhe roubaram. A maior evidencia real da origem de tudo (geologicamente), treme sobre nossos pés, por horas, dias, semanas, muito mais que possamos descrever, a terra em seu mais intimo núcleo, solta sua ira ou amor... fendas e fraturas; são rios de lava, que ao destruir, vai construindo, que ao moldar se molda.

obs.: o databank da 801...formalmente fritou, depois de três close-up de Lava a 41cm (a primeira esta disponível acima).
Neste link pode ser visulaizadas imagens de Oahu, Hilo, Molokai, Honolulu, close-up de "Pahoehoe Toe", e detalhes tecnicos das fotos aqui postadas. (veja mais imagens acompanhada de textos em português)
>>>>>>>> >>>>>>>>>>>> >>>>>>>>>
Ronald Péret possui um acervo de 5000 imagens das Ilhas Havaianas nos EUA; sendo 1600 fotos ligadas a geologia. Estas imagens podem ser adquiridas, para serem utilizadas em matérias jornalísticas, com fins comerciais (publicidade e Turismo) ou em publicações e pesquisas cientificas ligadas a geologia, fauna e flora, meteorologia... .
Periodicamente Ronald Peret administra e oferece: workshops, cursos e seminários de fotografia no temas: Técnicas de fotografia na geologia, Fotografia de Natureza, Fotografia de Viagens. Todos direcionados para empresas, projetos educacionais, alunos de pós-graduação e indivíduos que buscam o profissionalismo na Fotografia ou um conhecimento avançado e especifico. Contato pode ser feito no comentário ou cel.: 55 31 84038966
como fazer uma substancia com aparencia de lava???
ResponderExcluir