quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pinguim "raro" e achado por engano!

Como são as coisas pesquisadores da Nova Zelândia que estudavam um raro pingüim, que ainda corre um serio perigo de desaparecer do planeta, descobriram uma espécie previamente desconhecida, que desapareceu  há aproximadamente mais de 500 anos. A base da pesquisa relata que os primeiros seres humanos que habitavam a Nova Zelândia, por volta  de 1250, caçavam os pinguins “Waitaha”, levando à extinção em 1500.

Com o desaparecimento do Waitaha, um outro tipo do pinguim prosperou - a espécie Yellow-eyed (olhos amarelos) mas o levou também para alista dos que estão em risco e enfrentam também  a extinção.   Philip Seddon da universidade de Otago, um dos co-autores do estudo, disse quarta-feira. 

Que sua equipe fez testes com os ossos do Yellow-eyed  e descobriram um diferente DNA. Para o teste foram usados ossos modernos e pré-históricos, mas encontraram alguns ossos, bem  mais velhos, que tiveram um DNA diferente. 

Tudo isto levou a descoberta de um pinguim considerado extinto, parece brincadeira mais isto tudo já foi relatado no jornal da Sociedade Real  de Ciências biológicas.  

A descoberta deste raro pinguim, surgiu da pesquisa e investigação, das mudanças da população dos pinguins Yellow-eyed da Nova Zelândia, posto na lista vermelha da extincao.

Os teste de datação dos ossos achados nas covas onde os Maoris enterravam seu lixo, revelou uma falha de tempo entre o desaparecimento do Waitaha e a chegada do pinguim Yellow-eyed. Este buraco no tempo indica que a extinção do pássaro mais velho criou a oportunidade para que o mais novo coloniza-se a Nova Zelândia. 

A competição entre as duas espécies do pinguim pode previamente ter impedido a expansão do pinguim ellow-eyed do norte.

O pinguim ellow-eyed é considerado no mundo um dos mais raros, sua população estimada é 7.000 pinguins, vem sendo o foco de um esforço intensivo de preservar a espécie.

Um comentário: