segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Uma estranha... fora do ninho!

Nosso mundo tem de tudo, mais ontem fotografei uma criatura que parece ter saido de um filme de ficção científica: Corydalus cornutus (Dobsonfly nos EUA) no Brasil não achei nenhum nome popular, da familia Myrmeleontidae, ordem Megaloptera (19 espécies; estimativa de 40) (((((vou refazer esta postarem pois s'o agora descobri que não se tratava de uma formiga-leão))))



Agora começa a minha estória... estava indo fechar a porteira, quando encontrei pela primeira vez na vida este ser. As mandíbulas me impressionaram, para ser sincero, já foi imaginando a dor, fiz umas 4 fotos e consegui sem esforço, captura-lo. Vasculhei na internet tendo o bicho vivo no lado, são mais de 870.000 espécies de insetos no mundo, por onde começar a procurar. As primeiras palavras na busca: inseto - grande - bizarro, veio com acompanhadas de umas 40.000 imagens, dos insetos mais bizarros que já vi, o próprio não se encontrava...neste apanhado. Cada coisa! que foi difícil, aprofundar muito na investigação, mesmo assim foi, tentando, minimizando os resultados... e o bicho vivo, do lado do teclado. Pensava de nada adianta matar, ou o coitado morrer; deixava ele quieto para poupar suas energias.
Quando por fim, algumas horas depois, achei o perdido nos Megalopteros, e que vivia muito tempo, mas na fase adulta a que encontrava meu exemplar, vivia poucos dias e provavelmente não se alimentava. Quando li que era ramente visto, pois se tratava de um inseto noturno, que se esconde durante o dia. Não tive duvida alguma, vou soltar esta criatura das trevas, mesmo que seja a única e ultima vez que o vejo. Soltar às vezes e muito mais difícil, que capturar, pois implica na possibilidade de um ataque surpresa; ainda mais que era noite, onde o dominante era ele, não eu.
Bem depois de algumas tentativas ele vôo, definitivamente para seu destino. /> Obs.. Momento raro, inseto raro, que provavelmente não vou ter a chance de encontra-lo, nem quero!

7 comentários:

  1. olá Ronald tudo bem? eu tbm por acaso encontrei um exmplar ´desse inseto e como vc só q sem o msm sucesso naum descobri o q era!!!!!rsrs vlw por esclarecer!!!1continue com seu trabalho muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem uma porrada desse cachorriho-do-mato na minha casa durante o verão. Mato todos! rsrs
    (Veneno, afinal neh?)

    Achei o blog justamente porque hoje apareceu demais este bicho e eu queria saber da veracidade da existencia de veneno. Lancei no google e PIMBA! Parei aqui!

    ResponderExcluir
  3. Olá, obrigada pelo esclarecimento, faço Biologia e por contradiçao do nome "biologia" nossa tarefa dessa matétia é capturar, matar e empalhaer artrópodes p fazer uma coleçao e encontrei um desses bicho, minha busca foi mais fácil que a sua só precisei escrever no google "borboleta com mandíbula coloquei em imagem e apareceu ele entre vários. EU Roziany Vieira

    ResponderExcluir
  4. Fotográfo natureza e encontrei este inseto ai. Não mato eles fazem parte do ecosistema.Gostei das explicaçoes.parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Ei, Ronald! Quanto tempo eu vi esse bicho, tive medo dele e nem sabia do que se tratava... seu blog foi uma benção! hahahaha

    Também fiz um post no meu blog sobre ele: http://bit.ly/ch5aaF Confere lá!

    ResponderExcluir
  6. Encontrei um desses num sitio no final de ano, caiu em cima da mesa na hora do jantar, como eu sabia q neste semestre ia precisar dele, para minha coleção entomologica da facul, coloquei num litro, mais tarde quando estamos deitados tentando durmir, o bicho dentro do litro se debatia, tive pena e quase soltei, mas para minha surpresa apareceu o seu companheiro com um par de pinças mtos grande, assim foi parar num outro litro. Pesquisei na internet e ñ achei nada, porem ontem fui na biblioteca pegar um livro para fazer minha coleção e abri o livro bem na pagina onde se encontrava uma foto da formiga-leão e fiquei mto feliz, porem agora vc falo que é um bicho mto raro, fiquei meia assim de ter matado, mas com certeza vai vale mto para minha coleção, já que ela vale a metade da nota da materia de Entomologia Agricoloa...Tenho pena de matar os bichinhos, mas faz parte...Mto obrigada pelas dicas....

    ResponderExcluir
  7. Eliane... tem raridas que não tem jeito...alguem tem que mostrar para o mundo... o fim deles já estava marcado..obrigado pela visita.

    ResponderExcluir