quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Maleta de 100.000 dólares, perdida no espaço.



Semana passada um astronauta descuidado deixou cair um maleta de ferramentas caríssimas "toolbag",  cair ou soltar,  o ato ou o verbo não sei ao certo, pois isto nunca acontece antes nao que sabemos, temos que criar um novo vervo para este ato, involutario do pobre astronauta. O mais interresante que perdido no espaço, existe uma maleta de 100.000 dolares e pode ser com visível aqui da terra. Foi o que levou o astrônomo amador, Kevin Fetter a gravar um  vídeo do objeto, orbitando o espaço acima de sua cidade Brockville, imagine voces a cena, sábado passado no quintal de sua casa em Ontário, filmar o primeiro "lixo espacial" deixado por um humano, Kevin disponibilizou este video online para todos verem. 
Kevin não e um astrônomo profissional, olhou o céu um dia e começou a gostar de astronomia, e alguns ano mais tarde, começou a observar satélites. Kevin Fetter usou uma calculadora orbital do Web site, SpaceWeather.com um site de astronomia, para determinar exatamente quando a maleta de ferramentas, abandonou as maos humanas.
O custo desta maleta e suas ferramentas especiais e de aproximadamente 100.000 dólares, o Astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper acidentalmente liberou (soltou) o braço que prende a maleta à estação espacial internacional. Os dois injetores de graxa que foram criados especialmente para lubrificar as junções dos painéis solares da Estação Espacial, pois eles se movem para que sempre alcancem sua capacidade total de captar a energia do sol.
Os peritos dizem que a maleta e seu conteúdo, eventualmente são inofensivos, pois queimaram ao entrar na atmosfera da Terra, agora a estação espacial e a outros satélites de órbita, correm um risco. Este texto foi baseado no texto da FoxNews visite para mais detalhes e fotos.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pinguim "raro" e achado por engano!

Como são as coisas pesquisadores da Nova Zelândia que estudavam um raro pingüim, que ainda corre um serio perigo de desaparecer do planeta, descobriram uma espécie previamente desconhecida, que desapareceu  há aproximadamente mais de 500 anos. A base da pesquisa relata que os primeiros seres humanos que habitavam a Nova Zelândia, por volta  de 1250, caçavam os pinguins “Waitaha”, levando à extinção em 1500.

Com o desaparecimento do Waitaha, um outro tipo do pinguim prosperou - a espécie Yellow-eyed (olhos amarelos) mas o levou também para alista dos que estão em risco e enfrentam também  a extinção.   Philip Seddon da universidade de Otago, um dos co-autores do estudo, disse quarta-feira. 

Que sua equipe fez testes com os ossos do Yellow-eyed  e descobriram um diferente DNA. Para o teste foram usados ossos modernos e pré-históricos, mas encontraram alguns ossos, bem  mais velhos, que tiveram um DNA diferente. 

Tudo isto levou a descoberta de um pinguim considerado extinto, parece brincadeira mais isto tudo já foi relatado no jornal da Sociedade Real  de Ciências biológicas.  

A descoberta deste raro pinguim, surgiu da pesquisa e investigação, das mudanças da população dos pinguins Yellow-eyed da Nova Zelândia, posto na lista vermelha da extincao.

Os teste de datação dos ossos achados nas covas onde os Maoris enterravam seu lixo, revelou uma falha de tempo entre o desaparecimento do Waitaha e a chegada do pinguim Yellow-eyed. Este buraco no tempo indica que a extinção do pássaro mais velho criou a oportunidade para que o mais novo coloniza-se a Nova Zelândia. 

A competição entre as duas espécies do pinguim pode previamente ter impedido a expansão do pinguim ellow-eyed do norte.

O pinguim ellow-eyed é considerado no mundo um dos mais raros, sua população estimada é 7.000 pinguins, vem sendo o foco de um esforço intensivo de preservar a espécie.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Maritacas ou Aratingas... Quem esta curtindo a vida!


Algumas cidades recebem todos os anos bandos de Aratinga leocophthalmus, as vezes me perguntam a razão de colocar o nome cientifico, bem para o mundo este é o real nome,qualquer pessoa vai colocar o nome local ou seu nome em outra língua. Um exemplo a maioria das pessoas da região aonde foi feita estas fotos, dizem que se tratam de maritacas, coisa que nao são , a verdadeira maritaca tem as bordas das asas azuis e uma media de 24,5 cm de tamanho. Estes que visitam a cidade, vamos chama-los de periquitões ou maracanãs, pois são os únicos periquitos de grande porte (32cm) e com a coloração quase completamente verde, com exceção da região clara ao redor dos olhos (razão do seu nome cientifico*) e algumas penas vermelhas, especialmente nas asas, com estes dados podemos, esquecer as 
Brotogeris tirica as "maritacas", cujo nome cientifico traduzido e resumido significa, periquito pequeno com o poder de imitar a voz humana.   Resolvido as diferenças nossos visitantes, as reais 
 sao u
m dos mais comuns, Psitttacidae no país, e é facilmente notado pelo estardalhaço, que seus bandos fazem quando voam e encontram arvores frutíferas. Este som traz para mim felicidade, pois encantam e povoam o céu de Ouro Preto, bandos que chegam a ate 85 indivíduos, brincam pelas encostas e as ilhas verdes da Cidade. No exato momento que escrevo, estou ouvindo o som de algumas se divertindo, dando piruetas nos galhos. Estes devem ser provavelmente casais, que se separaram do resto do bando, pois agora é a época de reprodução. Na minha visão do que seria um Brasil perfeitamente “Brasil”, vai ser o dia em que puder ouvir e ver bandos de: araras, papagaios, maitacas e maritacas existem os dois, voando livres e barulhentos pelos céus. Como em Ouro Preto no período de agosto a outubro.


Etimologia:  Aratinga - arucatinga, nome em tupi para esta ave; leucophthalmus - do grego leukos = branco + ophthalmos = os olhos.


terça-feira, 18 de novembro de 2008

O Inofensivo Ctenomorpha chronus

Bicho-pau é o nome dado aos insetos da ordem Phasmatodea que são semelhantes a um pedaço de madeira ou graveto. Ou seja, é muito confundivél a esses objetos.É um inseto herbivoro e totalmente inofensivo. Nas cidades, pode ser encontrado em goiabeiras. Tem um ótimo disfarce contra predadores. Uma curiosidade sobre o bicho pau é o seu andar, ele anda devagar e se balançando, assim ele simula um galho balançando com o vento.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Uma estranha... fora do ninho!

Nosso mundo tem de tudo, mais ontem fotografei uma criatura que parece ter saido de um filme de ficção científica: Corydalus cornutus (Dobsonfly nos EUA) no Brasil não achei nenhum nome popular, da familia Myrmeleontidae, ordem Megaloptera (19 espécies; estimativa de 40) (((((vou refazer esta postarem pois s'o agora descobri que não se tratava de uma formiga-leão))))



Agora começa a minha estória... estava indo fechar a porteira, quando encontrei pela primeira vez na vida este ser. As mandíbulas me impressionaram, para ser sincero, já foi imaginando a dor, fiz umas 4 fotos e consegui sem esforço, captura-lo. Vasculhei na internet tendo o bicho vivo no lado, são mais de 870.000 espécies de insetos no mundo, por onde começar a procurar. As primeiras palavras na busca: inseto - grande - bizarro, veio com acompanhadas de umas 40.000 imagens, dos insetos mais bizarros que já vi, o próprio não se encontrava...neste apanhado. Cada coisa! que foi difícil, aprofundar muito na investigação, mesmo assim foi, tentando, minimizando os resultados... e o bicho vivo, do lado do teclado. Pensava de nada adianta matar, ou o coitado morrer; deixava ele quieto para poupar suas energias.
Quando por fim, algumas horas depois, achei o perdido nos Megalopteros, e que vivia muito tempo, mas na fase adulta a que encontrava meu exemplar, vivia poucos dias e provavelmente não se alimentava. Quando li que era ramente visto, pois se tratava de um inseto noturno, que se esconde durante o dia. Não tive duvida alguma, vou soltar esta criatura das trevas, mesmo que seja a única e ultima vez que o vejo. Soltar às vezes e muito mais difícil, que capturar, pois implica na possibilidade de um ataque surpresa; ainda mais que era noite, onde o dominante era ele, não eu.
Bem depois de algumas tentativas ele vôo, definitivamente para seu destino. /> Obs.. Momento raro, inseto raro, que provavelmente não vou ter a chance de encontra-lo, nem quero!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Mundo quer Obama! Vitoria nos E.U.A.


Participei de uma eleição online pela primeira vez na vida, decidindo o futuro do "Mundo". A população estimada do planeta e de 6,700,451,906. Um todal de 17,698 de diversas partes do mundo votaram e o resultado foi que 90%, 15,850 votos para Barack Obama, a cor azul no mapa mostra aonde ele venceu; 1.849 votos para John McCain acor vermalha mostra aonde venceu. Eletores homens 71% e 29% mulheres, Idades menos de 25 35%, de 25 a 40 = 47% de 41 a 60 = 15 %, e mas de 60 = 3%. Alguns números interessantes e reveladores, pois estão de alguma forma diretamente ligado a este resultado, o os frutos dela: Brasil - 90% Obama, Argentina - 95%, Venezuela 77%, Colombia 83%, Cuba 86%, Mexico 91%, Canada 97%, Os Estados Unidos 87%, Russia 76%, China 82% , Japao 92%, Corea do Norte 53%, Reino Unido 90%, Iran 52% McCain galnhou no Paquistao 56%, Afeganistao 68%, Israel 82%, India 92 % o Iraque ficou no empate. Estes detalhes e muitos outros podem ser visualizados no theworldfor.com.

O mapa ao lado mostra o resultado final da eleição no E.U.A.


Em todos os níveis socais e econômicos esta vitoria mudara a historia do Estados Unidos e do Mundo. O povo americano foi corajosos, optou pelo novo, optou por mais humanidade e paz. Um grande homem Martin Luther King em um dos seus grandes discursos, disse: "Tenho um sonho que meus quatro filhos viverão, um dia, em um pais onde não sejam julgados pela cor de sua pele, e sim por seu caráter". Este dia chegou espero que Obama tenha toda a sorte e segurança possível, para que não o tire da historia como fez com Martin L. King e John F. Kennedy. O mundo pode respirar aliviado por enquanto, mas o mundo esta em mudanças profundas, agora a realidade e virtual. sabemos de tudo e de todos... 24 horas, existe um ditado popular, "quem procura acha", hoje "procurar" e um retângulo branco com um único botão para acionar e o resultado e o "mundo". Isto que vi, ouvi e escrevi hoje, vai ser lembrado por toda a vida: a nossa vida, a dos americanos e do Mundo.